17/09/2010

Isto sim é um animal de estimação à séria........

Foi encontrado no Chile um fóssil quase intacto de uma ave pré-histórica cujo tamanho das asas ultrapassa os 5 metros.
Durante décadas, os fragmentos de fósseis encontrados sugeriam que as aves pré-históricas extintas deviam ter tido uma envergadura de pelo menos 6 metros, mais do dobro que o albatroz-errante, considerada a maior ave dos dias de hoje.
As especulações foram confirmadas agora, com a descoberta de um esqueleto completo de 'Pelagornis chilensis', uma ave marinha que viveu no Chile entre 5 a 10 milhões de anos atrás.
Os ossos indicam que as asas deste gigante do céu alcançaram pelo menos os 5,2 metros de tamanho, segundo indica o coordenador desta análise do Museu Nacional de História Natural de Santiago do Chile, David Rubilar. Este trabalho foi publicado na revista Journal of Vertebrate Paleontology.
A ave tinha uns ossos finos e como nos fósseis anteriores apareceram esmagados não se conseguia determinar o seu tamanho original. O novo fóssil está porém intacto em 70% da sua totalidade, o que mostra que o tamanho estimado de 6 metros das asas para o Pelagornithis foi excessivo, segundo Rubilar

Sem comentários:

Enviar um comentário